Quarta-feira, Fevereiro 10, 2010

PT: uma questão de escolha

ELEIÇÕES 2010 BRASIL.....................................................................................


Daniel de Mendonça
Da equipe do blog

É certo que o Partido dos Trabalhadores tem participado ativamente de todas as eleições para o executivo federal desde 1989, constituindo-se, a cada pleito, numa possibilidade de poder sempre presente. Aliás, de eleição em eleição, foi paulatinamente diminuindo sua irresponsabilidade retórica até o ponto de tornar-se um governo tão ou até mais pragmático do que o de Fernando Henrique Cardoso.

O PT deixou definitivamente de ser uma “alternativa”, no sentido de ser o “novo na política”. Abandonou sua visão mística, sua predileção pelo discurso fácil de que tudo tem solução bastando romper com o “sistema” (seja lá o que isso quer dizer), com o FMI, com os EUA etc. Hoje este discurso é estranho ao PT, já que é um partido plenamente adequado ao “sistema”, ao FMI, aos EUA etc. O PT definitivamente pode ser classificado como um dos tradicionais partidos brasileiros.

Não escrevo isso para criticar o PT. Este partido tem dado certo no governo, pelo que indicam as pesquisas de opinião acerca do desempenho de Lula, justamente porque não é o PT de 1989. Para a sorte do PT e do Brasil, a vitória do partido se deu somente em 2002, numa fase mais madura da sigla. No governo federal, o partido mudou ainda mais a ponto de que, em 2010, aos 30 anos, nunca foi tão prioritário ao PT vencer uma eleição presidencial. Explico.

Primeiramente, tal prioridade é claramente diferente se comparada com pleitos anteriores. O PT nacional tem inclusive considerado a possibilidade de a sigla não lançar candidatura própria em São Paulo para eventualmente apoiar Ciro Gomes (PSB) ao governo daquele estado, caso seja melhor Ciro não ser candidato à Presidência. Esta decisão ficará para um futuro próximo em que PT, PSB, Ciro, Lula e Dilma decidirão o futuro eleitoral naquele que é o mais importante estado em termos de densidade eleitoral.

No RS, a situação mesmo sendo diferente, não deixa de registrar a mesma prioridade para a eleição de Dilma. O PT, como se sabe, tradicionalmente tem lançado candidatos ao governo do estado e, neste ano, Tarso tentará ser governador mais uma vez. Até aí nada novo. A novidade está no fato de que, pela primeira vez, a candidatura a Presidência do PT terá dois palanques no RS.
O PT nacional está forçando o apoio de Fogaça à candidatura Dilma, o que refletirá também no apoio de Dilma a Fogaça (isso já para o primeiro turno). Nada mais certo, se entendermos o cálculo político do PT nacional.

A missão, apesar de difícil, é simples compreensão: eleger Dilma a qualquer custo, mesmo que isso signifique derrotas eleitorais nos estados. Como no RS a balança está pendendo para Fogaça, Fogaça acaba sendo um excelente cabo eleitoral de Dilma por aqui.

Não precisamos entender muito de política eleitoral para saber o que passa neste momento na cabeça das lideranças do PT nacional. Ao que tudo indica, Fogaça e Tarso irão para o segundo turno, assim como Serra e Dilma. Se isso ocorrer, Dilma terá dois palanques no RS e Serra não terá nenhum. Indo um pouco além neste raciocínio, a possibilidade de Fogaça vencer Tarso é muito grande, tendo em vista que os votos de Yeda migrarão provavelmente para o prefeito de Porto Alegre.

É certo que estamos ainda longe da eleição. As coisas podem mudar e muito. Contudo, me parece que o cálculo do PT nacional neste momento é este: garantir o máximo possível de alianças estaduais para Dilma, diminuir os palanques de Serra, mesmo que isso signifique derrotas para este partido em estados importantes como o RS. É tudo uma questão de escolha.

Daniel de Mendonça é professor de Ciência Política na UFPel.

35 cmt.:

Anônimo disse...

O que importa não é ser pragmático, mas o tipo de pragmatismo. FHC acreditou que o Estado era pesado e inútil e como não tinha competência para arrumá-lo, decidiu por fazer um grande Bric do patrimônio!

Anônimo disse...

O PT acabou, o que existe hoje é o LULISMO (sem o lulinha). O resto é mensalão!

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 14:21. O PT no qual votei e acreditei (mesmo sendo uma alternativa ingênua) se tornou um retrato fiel daquilo que sempre criticou apenas temperado com uma boa dose de populismo getulista (vício nacional). O que temos é um lulismo cujo governo se é bom ou apenas performático somente a história dirá.

Anônimo disse...

Verdade, 14:21. O que resta é Kassab, Yeda, Serra e Arruda!

Anônimo disse...

Acho bastante correta a análise.
O PT apareceu na cena política brasileira como a grande novidade, em termos de partido. Era um partido de base, nascido das experiências sindicalistas do ABC Paulista. Nele ingressaram muitos intelectuais de esquerda. De igual modo, a Igreja Progressita alimentou o partido e foi, inclusive, uma de suas fundadoras.
O PT aparecia, então, sem nenhuma vinculação à política que até ali se fizera no país. Era o Novo que não queria misturar-se com ninguém nem com nada. Além de tudo, era ético, profundamente ético.
Hoje, trinta anos depois, o PT já não é mais o mesmo. Ficou igual ou pelo menos muito parecido com todos os outros partidos. Inclusive já não é ético ou, pelo menos, muitos de seus integrantes envolveram-se em maracutaias fantásticas. Aliançou-se com a velha política.
Não é mais o NOVO. É o IGUAL.

Egídio Pizarro disse...

Rapaz, se a Dilma de fato apoiar o Fogaça em detrimento do Tarso, vai ser a gota d'água pra mim. É o cúmulo do joguetezinho político trouxa.

Deixarei de acreditar no sistema político de uma vez por todas.

Anônimo disse...

"Hoje este discurso é estranho ao PT, já que é um partido plenamente adequado ao “sistema”, ao FMI, aos EUA etc."

Daniel, o Serra em 2002 dizia que o governo do PT não iria aumentar o número de empregos, não elevaria o salário mínimo e seria submisso ao FMI.

O emprego subiu 65%; o salário mínimo ultrapassou os 100 dólares chega aos 280 dólares; a dívida com o FMI foi liquidada, sendo cogitado até empréstimo do país para Fundo.

Parece que é o discurso dos apoiadores do Serra que continua velho!

Anônimo disse...

Concordo com os que dizem que não há mais PT. Mas, sempre haverá o Lula. O cara é político, no sentido literal da palavra. Ele sabe fazer política... digam o que quiserem, mas ele tem sido um baita presidente e está conseguindo fazer o Brasil ser respeitado no exterior. Ele não é 100% porque isso não existe, mas que é o cara é. Pena que o PT se perdeu!

Anônimo disse...

O Daniel tem razão. Discurso “novo” só mesmo o da turma do “novo jeyto”!

Anônimo disse...

O Egídio não entendeu. Não é que a Dilma vá apoiar Fogaça em detrimento do Tarso, ela vai apoiar OS DOIS em detrimento do Serra. E não concordo que seja um "joguetezinho político trouxa", isso é o discurso dos que querem desconstituir o PT como a alternativa séria em que se constituiu, discurso amplamente repetido por ex-petistas sonhadores, muitos agora no PSOL, que esqueceram que o PT é hoje o que eles ajudaram a construir. Está correta a análise do articulista, sem maturidade e responsabilidade não tem como governar um país.

Anônimo disse...

Prezado Egídio
Acho que és seguidor da Velhinha de Taubaté.
Abraços

Anônimo disse...

O espectro de análises sobre política na mídia nos permite ver duas coisas: tendências de voto e visões apuradas, mas nem sempre se acham necessariamente as duas juntas. A coluna da Rosane Oliveira, por exemplo, diz que a fantasia de carnaval do PMDB é a candidatura própria para presidente e que apesar do Fogaça elogiar a Dilma recentmente, dificilmente dará apoio claro a mesma, sendo assim uma sinuca de bico, pois a condição do apoio do PDT é a vaga de vice e apoio declarado a Dilma. O que de fato me parece pertinente sobre a conjuntura política do estado é de que há um déficit de projetos de desenvolvimento para o RS, que a cada ano perde mais espaço no cenário nacional. É fundamental que se renovem os olhares e as disposições políticas, mas sem cair no discurso surrado e falso do "novo"!

Anônimo disse...

No DF, Cristovam Buarque e o PDT sinalizam aliança com o PT e o PSDB sinaliza aliança com Joaquim Roriz. Eis o novo!

Anônimo disse...

Não é novo, mas não é igual.
O PT não é para se acreditar nele e depois deixar viuvas desiludidas pelos cantos.
O PT é para se fazer parte, é para cidadãos.
Quem precisa de algo, quer trabalhar por isso, tem mais gente querendo junto, entra no PT.
É canal para movimentos de massa.
Não é um canal para trocar a lampadinha ali da esquina, para clientelismo pedestre tem 30 siglas.
O que o PT virou é por carregar e receber gente com os mesmos genes dos outros: vocês mesmos !!
Quem precisa acreditar, está fazendo onda.
Quem precisa participar, quem tira daí o soro da vida e da luta, da conquista, do crescimento da cidadania, esse não acredita, ele faz.
Quando era estudante não entrei no PT, pois estudante não tem causa sindical ou comunitária para atuar.
Quando virei bancário me filiei ao sindicato e por meio de minha namorada acabei me filiando ao partido.
Em plena ditadura, mandávamos no partido, decidíamos com que se aliar, quais teses o partido defenderia. Tudo levantando o crachá na reunião, cada cabeça um voto.
O PT não é para gente que se desilude, sentimento frívolo.
É para quem precisa fazer parte, é um instrumento da cidadania.
E anda meio cheio de pó, meio largado, trabalha muito em Brasília, está criando filhos e netos, e não aparece aqui na província, mas que está ali no armário para quando se precisar usar de novo.

Anônimo disse...

Eu, petista, anônimo, deixo meu aplauso ao anônimo das 20:40.

Anônimo disse...

Mais novo de novo?! Quero votar em gente que tenha vontade política de melhorar esse estado de verdade!

Anônimo disse...

O PT não é para gente que se desilude, sentimento frívolo."
Cuidado!, tenho medo deste discurso, lembra facismo. A desilução é a mola propulsora das mudanças - só se desilude quem avalia, quem pondera, quem erra e busca acertar. A desilusão não é frivolidade, é sinônimo de maturidade. Eu desconfio de quem não se desilude, os regimes totálitários se alimentam do ufanismo e da premissa de que os fins justificam os meios, de que não a lugar para os fracos (Os desiludidos questionadores), o Partido é um ente numinoso que não erra e que encarna seu poder no messias (Chaves, Hitler, Stálin, Getúlio, Mao, Fidel...) Realmente estes argumentos me assutam, sinal do neototalitarismo.

Anônimo disse...

Até ia responder ao petista convicto, mas o anonimo das 22:27 disse tudo.

Anônimo disse...

Deram um jeito de passar de desiludidos para questionadores !!!
Os questionadores vão atrás, são ativos, desiludidos são passivos, deprimimidos.
A desilusão foi pregada por Cristo, Ghandi, Getúlio, Lincon.
Todos os grandes homens foram movidos pela desilusão, esse sentimento nobre que os fazia todo o dia levantarem de cabeça erguida.
Acordavam de manhã, olhavam sua casa, sua vida, sua comunidade e lamentavam "Ó vida, ó dor, estou desiludido com fulano e sicrano que não são mais ou que eu acreditava que eram".
Hahahahaha... só assim mesmo
Quem se desilude sem ter participado está fazendo cena, jogando para a platéia.
E quem participou volta para a luta.
Quem tem de militar, seja na sua profissão, peleando pelas boas práticas, seja num condomínio, lutando pelo asseio e eficiência, seja na empresa, pelo lucro honrado , seja no partido ou no movimento social, se move pela esperança, pela determinação.
Esperança é sagrado.
E necessidade, te movem prá frente.
Desilusão é para quem pode se dar ao luxo.
Confundir determinação e esperança com totalitarismo em plena democracia, é mero hobby, passatempo, masoquismo diletante, desconfiança descabida, digam aí, algo no mínimo curioso.

Anônimo disse...

Para acabar mesmo com a buraqueira e as valas negras nos bairros, só mesmo votando na aliança PP-PSC.

Anônimo disse...

Siglas, partidos e pessoas não represntam absolutamente nada, o que há são interesses e favorecimentos de terceiros, quartos, quintos que respingam algo ($$$) no primeiro. Esse discurso moralista dos comentários é vazio e nulo - enquanto nas urnas conduzirmos gente da estirpe que vemos em todas as esferas da política vamos chuver no molhado até o fim dos dias.

Anônimo disse...

Siglas, partidos e pessoas não representam absolutamente nada, o que há são interesses e favorecimentos de terceiros, quartos, quintos que respingam algo ($$$) no primeiro. Esse discurso moralista de alguns comentários é vazio e nulo - enquanto nas urnas conduzirmos gente da estirpe que vemos em todas as esferas da política, vamos chover no molhado até o fim dos dias.

Anônimo disse...

Nos últimos 5 anos 30 milhões de pessoas entraram para a classe C e a renda dessa classe pela primeira vez ultrapassou as classe A e B reunidas.
Então deixamos o RS escolher Fogaça se os gaúchos quiserem continuar do jeito que Yeda e Rigotto vem governando (só que em câmera leeeeennnntttaaaa) em troca de mais 30 milhões de pessoas participando do mercado formal de trabalho e consumo.
Topo.

Anônimo disse...

Des-iludido é quem alimentava ilusão, quem era iludido.
Desiludir-se é bom.
Mas que parece papinho fingido de quem vota em Collor, Britto, FHC, Rigotto, Yeda, Gabeira, Heloisa Helena e Manuela, há isso parece.

Anônimo disse...

Isso me parece um "corner".

Duca disse...

Considero total ingenuidade substimar a capacidade das pessoas, ainda que tenham limitações de formação ou de recursos financeiros. Em tempos de "globalização" das informações e do acesso as notícias, tornou-se inevitável a possibilidade de escolha. Não subestimem tanto os eleitores!

teresa cunha disse...

Concordo com o anônimo das 23:53. É muito difícil confiar em políticos. Na hora de votar projetos importantes, seja na esfera que for, primeiro eles fazem as contas: "isso vai me dar voto?" pra depois votar. Ser político virou carreira, profissão, e nem um deles, seja em que partido for, quer perder a boquinha. Quanto a ser cedo para se começar a pensar em eleições, discordo: é justamente por deixar pra última hora que a gente vota em tantos interesseiros de plantão.

Anônimo disse...

O discurso do bancário é hilariante. Ele deve continuar na 'm', como diz o seu espeeerrrrtíssimo guru. Enquanto isso o Lula , o Lulinha, o Zé Dirceu, a Dilma, o Delúbio, o Zé Genoíno, entre outros, caras que POUQUÍSSIMO trabalharam, estão MILIONÁRIOS, às custas de crentes. Como diz um amigo: enquanto existirem os TROUXAS, os ESPERTOS agradecem.

Anônimo disse...

Alô Tarso Genro? Aqui é Cesare Battista,irmão, obrigado pela força.
É,sei,sei,vai pesar na eleição,mas
cá prá nós,a chanche era mínima mesmo não?Fratelo,porque dizem que tu não te eleges nem para síndico de edifício?
No capito,arrivederchi.

Anônimo disse...

Esses politocóides e seu discurso totalitário e arrogante,os caras vem enriquecendo com salários milionários e discursos de mudanças e os maiores escândalos e ainda tem quem defenda com esse discurso moralista e patético, esse bancário!!!

Anônimo disse...

nunca mais se viram manifestações acaloradas de petistas nas ruas como antes. Todos sentem um pouco de vergonha...o PT deixou de fazer uma coisa essencial para o vanaço do Brasil: lutar contra a corrupção!
Foi corrupto e o continua sendo....embora ainda reste como a menos pior das alternativas na hora de votar.
O PT mostrou ao povo brasileiro que política no país é corrupção mesmo, é vetir o colarinho e cometer crimes, é abusar do erário público, enriquecer seus familiares....eu era petista "roxa".
Era....depois da desilusão veio a conscientização... e sobre o povão que ama o Lula eu só penso: "A ignorância é mesmo uma bênção".

Anônimo disse...

Discurso de petista para minimizar a corrupção em seu partido é falar mal dos outros governos...se defende tetando apontar corrupção em outros partidos.
Aí o PT peca demais, os demais partidos e governos não deveriam ser seu parâmetro de moralidade...o PT devia valer-se por si mesmo...mas não o faz porque já não vale como antes.
Conheço vários petistas que antes enchiam os pulmões para ´gritar PT, PT, PT....hoje parecem estar sempre se defendendo...e não balançam mais as bandeiras como antes! No entanto não têm mais a humildade de assumir que o PT não é mais o mesmo e que não chega perto de ser Partido Dos Trabalhadores.

Anônimo disse...

Um vez eu ouvi um petista falando que seu partido era como sua Igreja!
Cegueira total!

Anônimo disse...

Noossa !
Quanta gente preocupada com o PT !
Cuidado, o estresse faz mal à saúde.
Também tinha reservas, diante de tanta difamação. O Brasil iria virar de ponta-cabeça com Lula e o PT.
Tinha muito medo,diante de tanta desconstrução feita pela mídia e oposição.
Muito estresse para nada !
Torcia contra o Lula e o PT, a cada novo episódio alardeado pela TV, jornais e emissoras de rádio. Mensalão, etc. Tudo muito cinematográfico, muitas e variadas lavagerns cerebrais, com a finalidade de derrubar Lula.
Felizmente, passou o estresse.
Lula e o PT (incluindo todos os difamados), de tanto "apanhar" conseguiram me cativar.
Simples assim : percebi que os que tentaram e ainda tentam destruir o Pt e Lula, são da mesmas correntes e partidos que até então dominavam o país, praticando atos realmente prejudiciais, que hoje tentam imputar e desmoralizar o governo petista.
Estão mesmo é chorando as maracutaias perdidas.

Não esqueçam, em política, um dia é da caça. O outro é do caçador.
O Brasil, com os petistas está dando muito certo.
Vai sobrar, como nunca, alguma coisa para um próximo governo que agora é oposição chorona.
O povo não acredita mais em bicho-papão.

Horrível mesmo é ter que aturar
"Dilma, A Guerrilheira, entre outras coisas ".
Não tenho mais meeedo...

Anônimo disse...

O Tarso já disse que não se importa em dividir a Dilma com Fogaça. Taí dois bons nomes em disputa: Tarso e Fogaça.