Leitor tem razão: falhei

Anônimo escreve:

Rubens, é importante corrigir que o empate técnico (na pesquisa para intenção de voto para reitor da UFPel) acontece entre os quatro primeiros colocados, e não apenas entre os dois primeiros. (aqui os resultados da pesquisa)

Basta calcular + ou - 3,5 para cada candidato no gráfico geral e isso fica claro.

Parece importante esclarecer aos leitores esse fato.

Comentário meu - Realmente, falhei na avaliação da pesquisa. Concentrei-me nos dois primeiros mais pontuados e não percebi que o empate técnico se estendia a quatro candidatos, quando se leva em conta a margem de erro do levantamento.

O empate técnico se dá entre os candidatos Manoel (da situação), Bretanha, Mauro e Odir.

Obrigado pela correção e me desculpo pelo erro.

- Amigos é eleito Melhor Blog de Notícias do Brasil em 2011
- Siga o Amigos de Pelotas no Twitter
- Siga o Amigos de Pelotas no Facebook
- Política de comentários

4 comentários:

Anônimo disse...

Merece os parabéns em público pela atitude de admitir a falha. Isso é o que se espera de uma imprensa séria. Parabéns!!!

Anônimo disse...

Perfeito!
Errou, corrige...
Corrigiu?
Perfeito...

Anônimo disse...

Acho que ainda existe um erro, mesmo na nova análise: o que devem ser considerados são apenas os votos válidos apenas (excluindo nulos, brancos e indecisos).

Nesse cenário, o quarto colocado não mais estará em empate técnico, pois foge da margem de erro da pesquisa. Sugiro outra reanálise, pois toda informação nesse momento pode ser usada de forma incorreta.

Anônimo disse...

Mais um vez o Amigos de Pelotas dá uma aula ao jornal local, que publicou o resultado da pesquisa de forma tendenciosa para favorecer o seu candidato. Sorte que temos o Amigos.