Triunfo de Mauro foi sobre a 'velha Pelotas'


A vitória do professor Mauro Del Pino, diretor da Faculdade de Educação da UFPel, para reitor da Universidade teve um significado extra, observado por várias pessoas.

Não foi apenas o triunfo eleitoral de um candidato de oposição sobre o da situação.

Foi, no fundo, uma vitória sobre a chamada "velha Pelotas". Uma vitória sobre aquela mentalidade viciada em mandar e desmandar, habitué das provincianas colunas sociais, do desrespeito ao outro e à democracia, aferrada à hipocrisia, ao jogo de interesses e aos valores ultrapassados nutridos pelas incultas, deslumbradas e pobrezinhas de espírito "famílias tradicionais", para quem um cargo federal é mero sinal de status, não uma possibilidade de intervenção construtiva para a sociedade.

A vitória de Mauro não deixa de ser uma revolução - ao menos cultural. Quem sabe o começo da nossa Primavera, como a que surpreendeu há pouco alguns países árabes.

A velha Pelotas cairá fora do comando da UFPel. Ocupará o lugar a Nova Pelotas, um pouco da cidade que tantos de nós sonhamos e queremos.

Um fato histórico para ser festejado por muito tempo, e que ainda não foi dimensionado. Mas será. Assim espero, e torço.

7 comentários:

Anônimo disse...

Isso aí, abaixo os coronéis, viva Del Pino.

Anônimo disse...

Esperamos por uma entrevista com o prof: Mauro Del Pino.

Anônimo disse...

viva a chapa quatro

Anônimo disse...

Puxa, eu penso exatamente a mesma coisa! E bom demais para ser verdade! Ha 20 anos reina na UFPel essa gestão dos amiguinhos, onde um passa o cargo para o outro, abrem fundações, contratam pessoas e empresas sem concurso ou licitação, sempre com transparência zero. Na prefeitura a mesma coisa acontece, queremos mudança já!
fabio

Adeni Renato disse...

Se confirmado pelo MEC, o novo reitor e sua equipe tem uma responsabilidade imensa: reestruturar a UFPEL e devolvê-la à comunidade como uma universidade organizada, dinâmica e eficiente. Vamos torcer para que isto aconteça !

Anônimo disse...

Caro Rubens,foi com imensa alegria que tomei conhecimento da vitória do professor Mauro Delpino,um engenheiro oriundo da UCPEL,pessoa de um caráter fantástico,homem sério,correto e extremamente modesto.Que orgulho ser amigo de uma pessoa desta estirpe.Ricardo.

Servidora da UFPel disse...

Esperamos que o MEC tenha bom senso, assim como o Conselho Universitário, pois em um debate no Teatro Guarani, ao qual assisti, lembro que todos os candidatos se comprometeram com aprovação da Chapa vencedora, gostaria muito que não fosse sò demagogia de muitos. Bom mandato Mauro!!!